top of page
  • futsal14

Taubaté Futsal celebra a inclusão do esporte no Dia Nacional do Surdo

Atualizado: 12 de out. de 2022

Equipe convidou alunos com deficiência auditiva do SEDES para uma vivência na quadra



Mesmo estando às vésperas de mais um jogo importante pela Liga Paulista, o Taubaté Umbro Futsal encontrou um momento na sua programação de treinos para promover a inclusão pelo esporte, uma das principais missões do time, desde a sua criação, há 11 anos. Nesta segunda, para marcar o Dia Nacional do Surdo, os alunos do SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) com deficiência auditiva foram convidados para participar de um treino com a equipe principal.



Os alunos, acompanhados de professores, pais e tradutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais), conheceram as instalações do Ginásio da Vila Aparecida, os atletas e a Comissão Técnica; participaram do aquecimento com os jogadores para, devidamente aquecidos, dividirem a quadra com os atletas do Taubaté Futsal no tradicional coletivo. O desafio para os jogadores do Taubaté foi jogar sem usar a voz, já que os deficientes auditivos praticam o esporte em silêncio.



“A nossa equipe sempre faz questão de realizar um trabalho social; participamos do Projeto Jogando Juntos, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté, onde vamos até as escolas e levamos a mensagem de inclusão do esporte. Hoje, Dia Nacional do Surdo, nós resolvemos fazer o convite aos alunos do SEDES, para que eles viessem até a nossa casa, a Vila Aparecida e se sentissem acolhidos, incluídos no nosso dia a dia, além de nos ensinar um pouco sobre a forma como eles praticam o futsal. Essa troca, esse aprendizado para todos que participam é a parte mais importante dessa ação”, afirmou o técnico do Taubaté Futsal, Leandro Reis.

Ah… O resultado final do coletivo? Uma vitória, de goleada, do esporte como ferramenta social de acolhimento, em um raro caso onde os dois times saíram da quadra comemorando a conquista e com a certeza de que é possível incluir!




Pela LPF, o Taubaté volta a jogar neste quarta, dia 28, quando viaja até São Bernardo do Campo para enfrentar o São Bernardo / AD do ABCD, às 19h30. Com 6 vitórias em 7 jogos disputados na Liga Paulista 2022, o Taubaté Umbro Futsal lidera o Grupo A, além de ter a melhor campanha geral da competição. APOIO: O Taubaté Futsal tem o apoio Prefeitura Municipal de Taubaté, Umbro, Sicoob, IQT, Acta Medicina Diagnóstica, Ortoclínica Taubaté, Escola Jardim das Nações, Grupo Milclean, Legacy Engenharia & Consultoria, Ecos Diagnósticos, Hospital de Olhos Ivanir Freire, SESI, Fisiosports, Taubaté Natural, Byopharmacy Manipulação, Studio de Pilates Virgínia Carrara, Mais Nove Medicina Diagnóstica e Cesta Básica Pelóggia.

24 visualizações0 comentário
bottom of page