top of page

Isto é o Taubaté Futsal!

Atualizado: 12 de out. de 2022

Onze anos de história, doze equipes, mais de 150 atletas e profissionais.



Em abril de 2011, quando André Coutinho e Alan Victor tomaram a decisão de recolocar o nome da cidade de Taubaté no cenário do Futsal, receberam apoio, incentivo e também algumas opiniões contrárias. Alheios às críticas, eles seguiram, dia após dias, jogos após jogo…


Aliás a analogia da caminhada do Taubaté Umbro Futsal com uma partida de futsal é perfeita: durante esses onze anos, perdemos a bola algumas vezes, sofremos faltas que não foram marcadas, perdemos gols feitos, mas, também, acertamos gols de placa, realizamos jogadas perfeitas, viramos situações perdidas. Nunca ouvimos um apito como marcando o final do jogo, mas, sim, avisando que o intervalo chegou, o momento do descanso, de reagrupar, repensar a estratégia e voltar com força total para buscar o placar favorável.



O tempo passa rápido e, sempre de olho na bola, sabíamos que o projeto crescia, mas só fizemos ideia da proporção que ele tomou quando reunimos todas as nossas categorias, atletas e comissões técnicas, para a primeira “Foto Oficial”. Nossa casa, o Ginásio da Vila Aparecida, parecia pequeno para tanta gente, ecoava no silêncio da pose as centenas de sonhos que, ali, vestiam a camisa azul e branca; a respiração presa para estufar o peito, fazia ecoar os corações que batiam forte por baixo do escudo que representa uma cidade, Taubaté, que já foi referência nacional no futsal e, aos poucos, retorna ao seu lugar.



O sentimento de realização foi uma constante durante a sessão de fotos. “Falo da A. D. Taubaté Futsal com muito orgulho e gratidão, pois participei dos vários momentos e transições que o projeto já enfrentou, e o mais legal, de vários ângulos, como torcedor, colaborador externo, coordenador das categorias de base e atualmente como Secretário de Esportes de Taubaté. Acredito que a foto fale por si só, mas reforço que hoje a modalidade de futsal masculino e feminino de competição de Taubaté está completa, com um enorme retorno como política pública para os munícipes taubateanos e que pensa muito além da competição, uma vez que desenvolve inúmeras ações sociais e foca nas categorias de base com metodologia voltada na disciplina e desenvolvimento do cidadão”, afirmou Lucas Dominoni, secretário de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté.



Para André Coutinho, diretor executivo do Taubaté Futsal, “os sentimentos, neste dia, são de orgulho e gratidão, com a certeza de que toda a dedicação e esforço durante esses 11 anos de projeto, e mais alguns anos antes de luta, valeram muito a pena. Esta imagem só nos motiva a buscar e trabalhar ainda mais para que possamos impactar mais e mais pessoas”.

Ao final do dia, olhando a foto final (coisa que a tecnologia permite fazer quase que instantaneamente), lotamos o pouco espaço que restava com o orgulho de termos chegado tão longe, com a certeza de que faltou ali muita gente que escreveu a história do Futsal de Taubaté, antes da nossa história ser escrita, mas tudo isso só ocupou um cantinho, porque a maior parte do Ginásio da Vila Aparecida e de todos os nossos corações foi tomada por uma gratidão por cada um que, em algum momento, em algum lugar, parou por um segundo e falou (ou gritou, na maioria das vezes) VAI TAUBATÉ!

APOIO: O Taubaté Futsal tem o apoio Prefeitura Municipal de Taubaté, Umbro, Sicoob, IQT, Acta Medicina Diagnóstica, Ortoclínica Taubaté, Escola Jardim das Nações, Grupo Milclean, Legacy Engenharia & Consultoria, Ecos Diagnósticos, Hospital de Olhos Ivanir Freire, SESI, Fisiosports, Taubaté Natural, Byopharmacy Manipulação, Studio de Pilates Virgínia Carrara, Mais Nove Medicina Diagnóstica e Cesta Básica Pelóggia.

Comments


bottom of page