top of page

Diretoria da ADC Ford Taubaté lamenta ausência do futsal na Olimpíada

Comissão técnica taubateana critica falta de acordo entre COI e FIFA


No Brasil o futsal ou futebol de salão é considerado por muitos a modalidade mais praticada no país. Quando se trata de Seleção Brasileira, são dezenas de títulos mundiais e um elenco que sempre revela os melhores jogadores do mundo. Nem mesmo a criação da Copa do Mundo, organizada pela FIFA, foi o suficiente para inserir a modalidade no ciclo olímpico. A ausência desse esporte, praticado em mais de 170 países, é motivo de preocupação para os clubes brasileiros.


“Quem perde é o esporte como um todo. O futsal é uma das modalidades mais populares e praticadas no mundo, e não tenho dúvidas que faria muito sucesso na olimpíada. Curioso é ver a aprovação de modalidades com menor expressão, o que demonstra incoerência nos critérios do COI”, criticou o presidente da ADC Ford Taubaté, Alan Victor.


"A ausência principalmente nos Jogos do Rio é decepcionante. Isso acaba limitando e atrasando no desenvolvimento da modalidade em todos os sentidos. Infelizmente isso ocorre devido a uma briga política”, lamentou o diretor da ADC Ford Taubaté, André Coutinho.

O presidente da ADC Ford Taubaté Futsal, Alan Victor (esquerda), e o diretor André Coutinho (foto: Jonas Barbetta/ Top 10 Comunicação)


Nos bastidores, o COI (Comitê Olímpico Internacional) entende que futsal é apenas uma ramificação do futebol. Além disso, uma briga política entre o Comitê e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) gera um grande impasse para a inclusão nos Jogos Olímpicos. Mesmo diante de tantos obstáculos, muitos arriscam em dizer que o futsal de salão possa entrar como modalidade demonstrativa na Olimpíada de 2024. Apesar da longa espera, pode ser o pontapé inicial e colocar o Brasil na briga por mais uma medalha de ouro.


“O futsal brasileiro é a maior força do mundo. Recentemente, a final do mundial de clubes foi disputada por duas equipes brasileiras e todos os outros clubes participantes contaram com reforços do nosso país”, destacou André.


“O Brasil tem excelentes times e ainda exporta talentos para clubes e seleções. Acredito que falta mais organização em relação a estrutura das entidades que comandam a modalidade”, completou o Alan.


Elenco


Caio (goleiro), Rodrigo (goleiro), Velloso (goleiro), Andrew (ala), Felipe (ala), Kaique (ala), Valtinho (ala), Vinícius (ala), Mateus (ala), Fabinho (pivô), Hernandes (pivô), Jojô (beque), Lucas Gravata (pivô), Nenê (pivô), Vitinho (pivô), Dudu (beque) e Lucas (beque/ala).


O time da ADC Ford Taubaté tem parceria com a Prefeitura de Taubaté e os apoios da Top 10 Assessoria em Comunicação Esportiva, Academia Cunzolo Acqua, RT Sports, Escola Maple Bear, Escolástico Esportes, Água Moreira e Renato Osório Nutricionista.


Mais informações da ADC Ford Taubaté Futsal no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e no site: adcfordfutsal.com.br. Confira também a nossa loja oficial e adquira os produtos da equipe.


bottom of page